Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Caixa-preta de avião que caiu no Recife é localizada



Equipamento pode mostrar causas do acidente ocorrido nesta quarta-feira.
Dados serão analisados por peritos do Cenipa.

Do G1, com pe360graus.com/Globo Nordeste
As caixas-pretas da aeronave que caiu num terreno no Recife, na manhã desta quarta-feira (13), foram localizadas. A análise dos equipamentos, responsáveis pelo registro dos instrumentos do avião e da conversa entre os tripulantes, irá ajudar a compreender como aconteceu o acidente com o bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas e que fazia a linha Recife/Mossoró (RN), com escala em Natal.
A leitura dos dados será realizada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), desde que os materiais não estejam danificados. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise.
O comandante Ronald Fleming, diretor de segurança operacional da Team Linhas Aéreas, representante da fabricante LET no Brasil, afirmou que o avião bimotor LET-410 tem uma caixa-preta localizada na cauda da aeronave, região que foi menos prejudicada no acidente desta quarta-feira.
“Uma lei internacional estabelece que aviões que transportam passageiros precisam contar com uma caixa-preta. Nela, estão registrados todos os dados do voo, como posição dos comandos e gravação da conversa dos pilotos”, explicou Fleming.
Corpos de vítimas
O trabalho de resgate dos corpos durou aproximadamente duas horas e todos já foram encaminhados ao Instituto Médico Legal do Recife. O coordenador da Defesa Civil de Jaboatão, coronel Luiz Gonzaga Dutra, disse que o procedimento, a partir de agora, é o reconhecimento dos corpos pelas famílias, no IML. "O trabalho foi rápido, apesar da pequena dificuldade que tivemos por conta das ferragens, que prenderam alguns corpos", disse.
Veja a lista oficial com os nomes das vítimas:
1 - Rivaldo Paurílio Cardoso (piloto)
2 - Roberto Gonçalves, 55 anos (copiloto)
3 - Natan Braga
4 - Marcos Ely Soares de Araújo
5 - Carla Sueli Barbosa Moreira
6 - Bruno Albuquerque
7 - André Luis Pimenta Freitas
8 - Camila Suficiel Marino
9 - Ivanildo Martins dos Santos Filho
10 - Antônia Fernanda Jales
11- Débora Santos
12 - Marcelo Campelo
13 - Maria da Conceição de Oliveira
14 - Johnson do Nascimento Pontes
15 - Breno Faria
16 - Raul Farias
O acidente
O avião bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas caiu ocorreu pouco antes das 7h. Ele decolou do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem a aeronave com 16 pessoas a bordo caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem. Bombeiros e Força Aérea Brasileira (FAB) comunicaram que não houve sobreviventes.

No Rio Grande do Norte, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto onde o avião faria escala por volta das 8h. Eles foram encaminhados ao auditório da Infraero e orientados a aguardar informações da empresa.
Familiares

No Recife, ainda pela manhã, familiares em busca de informações sobre vítimas foram encaminhados a um hotel para aguardar a divulgação da lista e o fornecimento de mais dados sobre o trabalho de resgate dos corpos. Até por volta das 13h, corpos de 12 das 16 vítimas tinham sido resgatados.
Sequência de contatos
Segundo a FAB, o piloto relatou pane logo após a decolagem. De acordo com dados do centro de controle do aeroporto, o piloto informou 55 segundos após a decolagem que o avião apresentava problemas. No relato à torre, ele disse que tentaria pousar ainda na cabeceira 36 da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, de onde partiu as 6h51. A intenção era fazer o pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave acidentada “estava com a manutenção em dia” e que não irá suspender os voos da empresa.Dois minutos depois, às 6h53min57s, ele retomou o contato com os controladores de voo, dizendo, desta vez, que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O centro de controle do espaço aéreo de Recife perdeu totalmente o contato com o avião e ele sumiu da tela do radar às 6h54min18s, quatro minutos após a decolagem.
Mapa mostra sequência de contatos entre torre de controle e piloto antes de queda no Recife, segundo dados da FAB (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário