Pesquisar este blog

sábado, 8 de setembro de 2012

Passeata Hare Krishna atrai curiosos em Boa Viagem


1d733587c3adf64f2314d11d6d39e1b5.jpg

No carro alegórico, destaque para as representações de Deus e seus "irmãos" no movimento Hare Krishna
Foto: Milenna Gomes/NE10

Do NE10Com informações de Milenna Gomes
O bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, entrou neste sábado (8) no roteiro das celebrações do Movimento Hare Krishna no Brasil. Com uma passeata que atraiu cerca de 200 pessoas na Avenida Boa Vigem, o evento, que já é tradicional em diversas cidades do Ocidente, chamou a atenção dos banhistas que estavam na praia. O colorido das alegorias religiosas foi o principal atrativo para as crianças que acompanharam a movimentação.

Chamado de Ratha Yatra pelos adeptos do movimento, o desfile de carros alegóricos com imagens ligadas à doutrina apresentou ao público um pouco sobre esse evento religioso e cultural oriundo da Índia. Durante a passeata em Boa Viagem, os participantes vestiam roupas indianas e entoavam mantras Hare Krishna.

De acordo com o Hinduísmo, o Ratha Yatra representa o momento em que Deus, na forma ou deidade de Jagannatha, Baladeva e Subhadra, sai do seu Templo e desfila pelas ruas sobre uma carruagem. Todo os participantes podem e são incentivados a puxar as cordas do carro, simbolizando o desejo de terem Deus perto de si, eliminando assim obstáculos espirituais.

Entre os integrantes da passeata religiosa deste sábado estavam adeptos de outros estados onde o movimeto Kare Krishna é muito forte. Segundo o presidente da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON) da Paraíba, Jaya, o movimento é forte em Pernambuco, porém o Ratha Yatra nunca havia sido realizado antes. "Esperamos que a partir deste ano o evento se torne uma tradição, assim como é na Bahia, onde já cheou a reunir cinco mil pessoas", disse Jaya.

A passagem do carro alegórico do evento deixou o trânsito lento na Avenida Boa Viagem, mas não chegou a causar transtornos.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário