Pesquisar este blog

sábado, 11 de junho de 2011

Pedra fundamental da Via Mangue lançada neste sábado







Foi lançada na manhã deste sábado (11)  a pedra fundamental da maior obra viária urbana realizada no Recife nos últimos 30 anos: a Via Mangue. O governador, Eduardo Campos; o prefeito do Recife, João da Costa, o ministro das Cidades, Mário Negromonte; e o senador Humberto Costa foram alguns dos que discursaram na Praça Abelardo Rijo, no Cabanga, Zona Sul. A Via Mangue, orçada em R$ 433,2 milhões, é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal através do PAC Copa.


Segundo João da Costa, o projeto é uma síntese do que é necessário para o Recife. A obra tem como um dos objetivos a estruturação de uma parte da cidade, garantindo o deslocamento mais rápido.  "Vamos poder integrar a Avenida Agamenon Magalhães com a Estrada da Batalha que o governador está fazendo em Jaboatão dos Guararapes; melhorar a mobilidade da Zona Sul para o Centro; além de ressaltar o dinamismo econômico, com facilitação do acesso ao novo shopping Rio Mar que está sendo construído", explicou.



A prefeitura ainda oferecerá moradia para 1.200 famílias que vivem nos arredores com a criação de três conjuntos habitacionais. O primeiro deles já foi entregue. A área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de novas redes, estações elevatórias e emissários de esgoto.
De acordo com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, outro ponto interessante da obra é o cuidado com o meio ambiente. ˜Serão preservados mais de 200 hectares de mangue˜, comentou. "Vamos ressaltar uma parte de Boa Viagem que ninguém conhece porque fica atrás dos prédios, mas que é muito bonita", explicou João da Costa.


Já o senador Humberto Costa comentou sobre o início dos estudos sobre a via. "A obra foi pensada há muito tempo, na década de 80 e 90, mas com desenho e nome diferentes. Na época, era chamada Via Costeira, mas a preocupação era simplesmente em construir uma grande via com acesso limitado para os que tivessem condição de pagar um pedágio", disse.  "Havia pouquíssimas preocupações com a população que se instalou ao longo dos mangues, no Pina e em Boa Viagem", completou.

"Pernambuco é um dos estados que mais recebe investimentos no Brasil. Estamos com várias obras para aumentar ainda mais a circulação. O novo porto e o terminal de carga em Salgueiro, por exemplo˜, disse o governador. Eduardo Campos também citou uma audiência no Tribunal de Contas que tratará de três novos intervenções na próxima segunda-feira (13): a criação dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, além das novas obras na BR-101.

Caso não ocorram atrasos, a Via Mangue deverá ficar pronta em 30 meses, em setembro de 2013, nas vésperas da Copa do Mundo. "Queremos focar no cronograma da obra", disse o governador.
PROJETO - As obras terão início em dois pontos. O primeiro fica na Rua Imperial, próximo ao viaduto Capitão Temudo, e o segundo na Rua Antônio Falcão. A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

Será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km /h. Não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog