Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eduardo fecha comporta da Barragem de Carpina


barragem evitou que Recife, São Lourenço, Camaragibe e Paudalho vivessem situação semelhante a de 1975

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

 

Num ato cheio de simbolismo, visando tranquilizar a população que no início do mês passou por alguns sustos por conta de inesperadas e intensas chuvas, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi neste domingo (15) ao município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte do Estado, fechar a segunda comporta da barragem de Carpina, maior reservatório de contenção do Estado, com capacidade de 270 milhões de metros cúbicos.

A comporta não desceu completamente para dar passagem à água que vem da represa de Jucazinho. Com a ação deste domingo, a vazão que era de 150 metros cúbicos por segundo caiu para 25 metros cúbicos por segundo. A primeira comporta foi fechada na última sexta-feira (13). “Fechamos as comportas que foram abertas para administrar essas duas grandes enchentes que tivemos nos dias 3 e 4. A administração da barragem evitou que Recife, São Lourenço, Camaragibe e Paudalho vivessem situação semelhante a de 1975. Agora chegamos ao nível recomendado tecnicamente para iniciar o inverno, que é em torno de 60 milhões de metros cúbicos na barragem”, disse o governador após ser fortemente assediado pela população que veio cumprimentá-lo.

“Este ato aqui ajuda a esclarecer para a opinião pública das condições que vamos ter para enfrentar o inverno. Tivemos duas enchentes antes do tempo de ter chuvas. Estamos em condições de receber uma quantidade de água próximo dos 200 milhões de metros cúbicos na barragem do Carpina, enquanto a barragem do Goitá também está sendo administrada”, esclareceu Eduardo.

Carpina foi construída em 1978 num trecho do Rio Capibaribe localizado no município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte do Estado. O vertedouro fica a 39,80 metros de altura e sua capacidade é de 270 milhões de metros cúbicos.

Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário