Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Atestado de problema mental livra Delma Freire de julgamento nesta terça

Publicado em 24.05.2011, às 10h55

Do NE10ATUALIZADA ÀS 11H41
Delma Freire saindo do presídio para o julgamento, por volta das 8h desta terça-feira
Delma Freire saindo do presídio para o julgamento, por volta das 8h desta terça-feira
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Acusada como mentora intelectual do assassinato da alemã Jennifer Kloker, a pernambucana Delma Freire não será mais julgada nesta terça-feira, em São Lourenço da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco. A acusada deverá ser encaminhada para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá, onde deve aguardar julgamento.
O advogado da ré, José Carlos Soares, colocou em dúvida a integridade mental dela, baseado em um documento italiano que consta nos autos do processo, atestando que ela sofre de "distúrbio bipolar com episódios depressivos correntes".
Segundo o documento, que é proveniente da Comissão de Primeira Instância da Itália, Delma possui 75% de problemas mentais. Como o juiz da comarca de São Lourenço da Mata, Djaci Salustiano, acatou o pedido e dispensou Delma do julgamento desta terça, a promotoria solicitou que a acusada seja encaminhada direto para o HCTP.
O advogado deve pedir, quando a audiência for remarcada, que o julgamento de Delma seja em outro fórum. Ele alega que a acusada estaria recebendo ameaças de moradores do município. Ele alegou ainda que decidiu solicitar o exame de sanidade mental dela baseado em uma matéria publicada no Jornal do Commercio, nessa segunda (23), em que a delegada Gleide Ângelo, uma das testememunhas de acusação, afirmou que Delma é uma psicopata.

Se for comprovado que a acusada tem insanidade mental, ela deverá ser julgada como inimputável, devendo ser encaminhada para tratamento psiquiátrico. Caso isso aconteça, o tempo de pena deve diminuir.

José Carlos Soares acredita que o novo julgamento deve acontecer em outubro ou novembro deste ano, com possibilidade de ser apenas no ano que vem. Segundo ele, o perito vai ter 45 dias para relizar o exame de saúde mental em Delma e emitir o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário