Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saiba o que fazer em caso de incêndio na residência

014cf464a799ed9b56f91510e39a863c.jpg
Bombeiros alertam que manter a calma em caso de incêndios é fundamental
Ilustração: Érika Simona/NE10
Vanessa SilvaDo NE10
Incêndios domésticos, como o que ocorreu na manhã desta segunda-feira (3) em um edifício no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, são mais comuns do que muita gente imagina. A principal dica dos Bombeiros para controlar a situação é manter a calma. De acordo com o Coronel Valdir Oliveira, chefe de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar do Recife, as primeiras medidas adotadas devem ser desligar a chave geral de energia da casa ou apartamento e fechar a circulação de gás. Após ter feito isso, caso o fogo não seja de grandes proporções, recomenda-se utilizar o extintor predial e tentar apagá-lo. Ao perceber que não será possível contê-lo sozinho, é essencial evacuar o local e acionar o CB.

"O ideal é que a pessoa possa afastar os objetos adjacentes ao foco do incêndio, para evitar uma maior propagação. Se não houver para onde se alastrar, o fogo vai apagar assim que consumir aquele foco", explica.

Outra preocupação dos Bombeiros, nos casos de incêndio em locais fechados, é com a propagação do CO2, gás liberado com a combustão. "Tranquilamente, a pessoa deve deixar o local e se o incidente ocorrer em um prédio ou área onde residam outras pessoas, orientá-las também a evacuar a área, pois a inalação desse gás em grande quantidade é prejudicial à saúde", orienta Valdir. Em prédios, ainda existe uma recomendação de não utilizar os elevadores para deixar o edifício. "Descer sempre pelas escadas - e por isso é importante mantê-las livres e em bom estado de conservação, pois são uma rota de fuga. Em incêndios, a água utilizada para controlar o fogo pode escoar para o poço do elevador e provocar choque elétrico", afirma.

Ainda segundo o Coronel Valdir, os eletrodomésticos e botijões de gás são os pontos que mais ocasionam incêndios em residências. Para evitar acidentes, a recomendação do bombeiro é estar sempre atento às condições de uso e vida útil desses itens. "É importante chamar um técnico regularmente para verificar o estado desses produtos. Alguns deles - como geladeiras, microondas e computadores - requerem aterramento, então é necessário pedir a avaliação técnica de um profissional qualificado", diz. Evitar a sobrecarga das tomadas de energia é outra dica fundamental. 

No caso dos botijões, é necessário fazer a troca regular da mangueira (a cada cinco anos em média) e conferir se a mesma foi certificada pelo INMETRO. "E sempre, antes de sair de casa, tirar do plug todas as tomadas, pois os aparelhos a elas ligados ficam em stand-by mas ainda têm corrente elétrica armazenando e conduzindo energia", alerta.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA